Fazer o bebê dormir nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes percebemos que o bebê está com sono, mas não dorme.
Se isto está acontecendo com seu filho, pode ser que ele tenha dificuldade para relaxar. Continue lendo este artigo para saber mais sobre isso e resolver esse problema!
Por que o bebê não dorme?
Para dormir, o bebê precisa estar com suas necessidades atendidas e em um clima tranquilo. Assim, ele consegue entrar em estado de relaxamento e adormece mais facilmente.
Todavia, ao contrário do que muita gente pensa, não devemos focar apenas no fim do dia ou na hora de colocar o bebê para dormir.
Por isso, em primeiro lugar, observe se os seguintes itens estão sendo atendidos durante a rotina diária do bebê:
- Alimentação que não seja rica em açúcar;
- Tempo de qualidade com os pais e/ou cuidadores;
- Atividades apropriadas para a idade e que esgotam a energia da criança durante o dia;
- Sonecas diurnas suficientes de acordo com a idade
Deixar a criança sem dormir o dia todo, pensando que assim ela estará com mais sono a noite e dormirá melhor, é um engano. Pois aí ela fica tão cansada, que não consegue relaxar para dormir.
Como ajudar o bebê a relaxar?
Se todas essas necessidades foram atendidas, quando chegar o fim do dia, é importante que você cuide da higiene do sono do seu bebê. Isto é, elimine os estímulos que possam dificultar o seu relaxamento, como objetos luminosos, atividades agitadas, alimentos ricos em açúcar etc.
Para saber mais sobre higiene do sono, clique aqui e veja se essa é uma das razões por que seu bebê não dorme.
Também é importante estar atenta ao “timing” do bebê, ou seja, perceba os seus sinais de sono para não perder o momento mais adequado de colocá-lo para dormir.
Se você tentar antes do momento ideal, o bebê pode demorar mais para adormecer, porque ele ainda não está com sono.
Por outro lado, se você passar da hora de colocá-lo para dormir, ele ficará exausto e irritado e será ainda mais difícil relaxar.
Em geral, o melhor horário para o ritual do sono é entre às 19 e às 20:00, pois é o momento em que há liberação no organismo dos hormônios responsáveis pelo sono. Mas, essa é uma recomendação geral que pode variar.
Além disso, ao longo da vida, os padrões de sono vão se modificando, então pode haver mudanças também nos tempos de sono do seu filho.
O melhor mesmo é estar atento aos sinais de sono do seu bebê.
Os sinais de sono podem ser:
- Esfregar os olhos ou as orelhas;
- Bocejar;
- Olhinho fica menor, avermelhado;
- Área das sobrancelhas avermelhada;
- Ficar manhoso no fim do dia
- Ficar mais quietinho ou paradinho
- Começar a perder o interesse pelo brinquedo ou atividade
Para saber mais sobre os sinais de sono do bebê, clique aqui.
Quando souber que a hora certa para colocar seu filho para dormir, faça um ritual do sono. Ou seja, algumas práticas suaves e relaxantes que devem se repetir igualmente todas as noites.
Algumas sugestões para o ritual do sono noturno:
- Dar um banho morno;
- Fazer uma Massagem, como a shantala;
- Contar uma historinha, lendo um livro ou não;
- Cantar uma canção de ninar ou usar sons brancos em um aparelho eletrônico;
Observe também algumas ressalvas sobre o ritual do sono que podem contribuir para o bebe não dormir:
- Se for incluir o banho no ritual do sono, que seja um banho relaxante, ou seja, não é o momento de fazer a higiene e ficar movimentando muito o bebê, ou brincando na banheira, mas sim com movimentos suaves e relaxantes
- Algumas crianças se agitam e ficam mais despertas com o banho, então nesse caso é melhor tirar ele do ritual noturno
O ideal é ir testando coisas que podem acalmá-lo, pois cada bebê é único!
Mas não se esqueça que tem que ser um ritual, então não é para testar um dia e mudar. A consistência é necessária para surtir o efeito desejado. Então não mude de estratégia sem antes testar por alguns dias seguidos.
E quando o bebê não dorme e chora muito?
Se o seu bebê chora muito na hora de dormir, além das dicas acima, esteja atento a outros itens que podem influenciar e procure um especialista, caso seja necessário:
- Refluxo: quando deitado o refluxo piora e o bebê sente dor, por isso chora muito;
- Arroto não liberado: especialmente comum quando o bebê é amamentado antes de dormir, porque deita-se sem ter liberado todo o ar que era necessário;
- Nariz entupido: o bebê tem dificuldade para respirar na posição horizontal se ele estiver resfriado.
Eventos que podem atrapalhar o sono do bebê
Saltos de desenvolvimento:
Em algumas fases da vida do bebê, em especial até um ano de idade, ele passa por vários momentos cruciais de descoberta de novas habilidades (como sentar, engatinhar, falar, andar…).
Nessas fases, é possível que o bebê evite dormir ou faça muitos movimentos e sons noturnos, uma vez que está obcecado em treinar e aprimorar suas novas habilidades.
Picos de crescimento:
Nos primeiros anos de vida e além, a criança passa por vários picos de crescimento também, o que gera maior necessidade nutricional e pode também resultar em dificuldades na hora do sono.
Nascimento dos dentes:
Pode ser doloroso e deixar seu bebê mais inquieto.
Mudança brusca na rotina:
Como retorno da mãe ao trabalho, separação dos pais, entrada na escolinha. Podem deixar a criança mais insegura e inquieta.
***
Com um olhar observador sobre seu filho e uma atitude acolhedora e empática, você será capaz de entender o que está acontecendo com ele e dificultando seu relaxamento na hora de dormir.
Pode parecer difícil no começo, mas o esforço valerá a pena!
Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com outras mães! E se ficou alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários que eu terei prazer em te responder!
Fontes: Consultora de Sono Infantil Flávia Jussiani.