Sobre

Quem sou eu

Leticia Lemes

Eu sou a Letícia Lemes, mãe do Marcos Gabriel, de 04 anos, e casada com o Samuel. Sou Educadora Parental e Consultora em Criação Consciente. Meu trabalho é dar apoio profissional e emocional às famílias para lidar com situações desafiadoras com seus filhos.

Mas minha história com a educação parental não começou agora. Na verdade, eu percebi que apoiar as famílias na relação com seus filhos era importante para mim no decorrer de um outro trabalho.

Eu sou formada em História e logo na primeira experiência em sala de aula, no contato com crianças e adolescentes, eu me dei conta do quanto apoiar as famílias era necessário para impactar positivamente na vida dos meus alunos.

Nunca consegui enxergar meu trabalho em sala de aula como apenas uma agente de transmissão de informações. Olhava para meus alunos e via neles pessoas inteiras, isto é, influenciadas pelas suas relações familiares, histórias de vida, emoções, etc.

Já naquela época, 9 anos atrás, eu percebi que eu precisava ir além das salas de aulas. No início, tive uma sensação de impotência, de fracasso…

Talvez movida por esses sentimentos, mas também pela curiosidade em conhecer mais sobre a história da escravidão, que era meu tema de pesquisa, passei algum tempo longe das salas de aula, cursando o Mestrado.

Nesse mesmo período, um acontecimento em minha vida jogou nova luz sobre essas emoções. Em 2015, Marcos Gabriel nasceu. E todo o processo de gestação, parto e puerpério me fizeram encontrar novo sentido em minhas escolhas.

Eu brinco que eu passei a ser uma “perseguidora de mães”, pois sentia em meu coração a necessidade de estar perto e conversar o tempo todo com outras mães sobre gestação, parto, educação, etc… Sempre me aproximava das gestantes, oferecendo apoio, escuta…

Eu gosto muito de estudar, gosto mesmo! Aprender é um dos meus maiores prazeres. E com a maternidade não podia ser diferente. Em cada fase em mergulhava em textos, blogs, livros.

E, como boa professora, sempre queria compartilhar esses novos aprendizados, auxiliando no que fosse possível.

Em algum momento, mesmo ainda antes do parto do Marcos, eu percebi que eu não poderia continuar fazendo isso só informalmente. Eu queria transformar isso numa carreira! Na época, estava concluindo o Mestrado. Fiz a defesa da minha Dissertação um mês antes do 1º aniversário do Marcos.

Depois disso, fui vivendo o dia-a-dia da maternidade. Buscando aprender a cada nova fase, especialmente as mais desafiadoras, e pensando em como seria o futuro da minha carreira, pois o que havia até então já não fazia mais tanto sentido, mas também não tinha ainda conseguido pensar em outras formas.

Conheci a Criação com Apego, a Comunicação Não Violenta, a Disciplina Positiva… Eu aplicava tudo com meu filho, mas sentia aquela ânsia por compartilhar de forma efetiva com outras pessoas.

Nessa trajetória, voltei a dar aulas nas escolas. E nos contatos com as mães e pais dos meus alunos aquela sensação de impotência voltava. Eu queria fazer mais. Queria trabalhar mais diretamente com essas famílias, mas não sabia como.

Até que conheci o Instituto Te Apoio e a formação em Criação Consciente. Com uma proposta de acolhimento e orientação, esse curso me deu a perspectiva, fundamentos e ferramentas que eu precisava para adentrar o universo da educação parental de maneira profissional e efetiva.

Hoje, com meu trabalho, posso dar apoio às famílias em situações desafiadoras com seus filhos, dando orientação e ajudando-as a tomar as melhores decisões para nutrir essas relações.

Se você quiser saber mais sobre como funciona a Consultoria de Criação Consciente e como eu posso te ajudar, entre em contato:

    Rolar para o topo
    Follow by Email
    YouTube
    YouTube
    Pinterest
    Pinterest
    fb-share-icon
    Instagram
    Telegram