Lidar com a birra infantil é bem difícil. Logo, trazemos neste artigo 7 dicas para evitar a birra.
Partindo do princípio de que a birra é um descontrole emocional ligado à frustração, há algumas medidas, que, tomadas preventivamente, podem diminuir as chances de que uma birra aconteça.
1- Fortaleça o vínculo com seu filho
Ao construir um bom relacionamento com seu filho você não só vai propiciar um ambiente de desenvolvimento sadio para ele, como também vai, por meio da convivência, conhecê-lo profundamente.
Assim, você será capaz de identificar mais facilmente quando ele está ficando mais estressado ou agressivo, o que pode significar que é hora de ir embora da festinha, por exemplo, antes que uma explosão ocorra.
Conhecer seu filho também vai te ajudar a entender que recursos funcionam melhor com ele na hora da birra. Algumas crianças se acalmam com um abraço, já outras precisam se movimentar para extravasar a raiva e aí o abraço pode não ser desejável.
Além disso, quando a criança está com suas necessidades físicas e emocionais atendidas, será mais fácil para ela lidar com suas frustrações.
2- Escolha os momentos mais adequados para sair de casa
Pois sair com uma criança com sono, por exemplo, certamente será mais desafiador para conseguir evitar a birra
Sabe aquela dica de não ir ao supermercado com fome para não acabar comprando coisas desnecessárias levado por essa necessidade? O mesmo vale para as crianças. Leve-as alimentadas e descansadas, isso certamente vai ajudar.
Mas atenção! O objetivo não é evitar que o seu filho tenha uma frustração, pois ela faz parte da vida, naturalmente.
Mas sim propiciar que uma frustração não aconteça exatamente nos momentos em que ele já está propenso ao descontrole emocional, já que outras necessidades mais básicas, como o sono, a alimentação e a segurança, ainda não foram atendidas, tornando qualquer frustração ainda mais crítica.
Evite, por exemplo, ir a uma loja de brinquedos comprar o presente do amiguinho num momento em que a criança já está com fome ou cansada após o passeio no shopping.
O excesso de informações e “tentações” da loja de brinquedos já é por si só um elemento propenso a causar explosões emocionais no cérebro imaturo do seu filho, ainda mais se ele já tiver outras sensações ruins percorrendo seu corpinho.
3- Preste atenção em você mesmo
É muito mais difícil conseguir manter o autocontrole e se lembrar de todas as dicas para lidar com a birra se você mesmo já estiver estressado e frustrado quando ela acontecer. As chances de você explodir junto e piorar a situação são muito maiores.
Por isso, esteja também atento aos seus próprios sinais de desgaste e cuide-se para ter mais condições emocionais de ajudar seu filho.
Se você teve uma semana daquelas no trabalho e está cansado demais para ir ao parquinho no final de semana, negocie com seu filho a possibilidade de fazerem alguma atividade mais tranquila dentro de casa, como um cineminha ou a leitura de um livro.
De nada adianta sair com a criança já prevendo que você mesmo explodirá a qualquer momento, imagina só quando for a hora de ir embora e ele começar a fazer birra?
4- Prepare a criança antes de sair
Explique onde vão, o que irão fazer, as pessoas que podem encontrar e até mesmo as coisas que ela não gosta que poderão acontecer lá.
Sabendo o que vai acontecer a criança se sente mais segura, o que reduz a ansiedade e as chances de um grande descontrole emocional, evitando a birra.
5- Faça combinados
Para evitar a birra no supermercado, por exemplo, vale combinar antes com a criança qual mimo ou doce você poderá comprar para ela e falem sobre isso no caminho, aumentando a expectativa. Se ela pedir outra coisa quando chegar lá, lembre-a do combinado e diga que vocês podem negociar uma troca: já que ela quer o chocolate, vai ter que abrir mão do biscoito.
Outro exemplo: você tem que ir a algum resolver algo e seu filho quer muito ir ao parquinho. Combine de irem depois que passarem no lugar que você precisa ir. Explique todo o trajeto para a criança e vá relembrando o combinado até que possam, finalmente, ir onde ela deseja.
6- Tenha regras claras e escolha suas batalhas
Será que é preciso mesmo dizer “não” para aquela situação específica? Será que não podem mesmo ficar só mais uns minutos no parquinho? Mais uma vez, não se trata aqui de evitar a frustração do seu filho a todo custo, mas sim de buscar com bom senso um equilíbrio entre a permissividade e o autoritarismo.
Uma dica para evitar a birra no exemplo do parquinho é sempre avisar a criança um pouco antes do que você realmente pretende ir embora.
Além disso, ao invés de dizer “vamos embora daqui a cinco minutos“, combine com ele quantas vezes mais ele vai naquele brinquedo favorito antes de ir embora, pois assim fica mais palpável para ele, que ainda não tem uma boa compreensão da passagem do tempo em minutos.
7- Aprenda mais recursos
Muitas vezes nós nos sentimos ainda mais incomodados com o comportamento do nosso filho exatamente por nos sentirmos impotentes, sem saber como agir. Hoje há muitos estudos e técnicas que nos apresentam uma série de recursos que podemos usar em todas as situações desafiadoras com nossos filhos.
Então, busque informações e aprenda sobre educação não violenta e disciplina positiva. Garanto que você se sentirá muito mais no controle da situação ao entender melhor como seu filho está se desenvolvendo e conhecendo mais ferramentas.
****
Se você quer saber mais sobre como agir no momento da birra, baixe gratuitamente o Guia completo para lidar com a Birra, um e-book com tudo que você precisa saber para superar esse desafio! Basta clicar aqui.
E me conte aqui nos comentários como tem sido para você lidar com a birra na sua casa.
Se este texto foi útil para você, utilize os botões de compartilhamento e espalhe esta ideia!
Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Obrigada, querida! Que bom que este conteúdo te ajudou!