O medo geralmente é considerado um sentimento negativo, pois causa uma sensação física ruim e, quando em excesso, pode te impedir de realizar coisas importantes.
Contudo, ao mesmo tempo, o medo é bom, já que te leva a entender os seus limites e se conservar saudável, longe do perigo. É, portanto, essencial para nossa sobrevivência.
Ele se manifesta em nosso corpo nos deixando em estado de alerta, com aumento do batimento cardíaco, aceleração da respiração e contração muscular. Essas respostas fisiológicas tem um objetivo: nos preparar para a fuga ou o confronto.
Como ajudar a criança a lidar com o medo?
Veja a seguir dicas para ajudar seu filho quando ele estiver com medo.
Ouça o medo infantil
Para ajudar sua criança a lidar com o medo, primeiramente, ouça de verdade e valide o sentimento dela. O exercício de expressar os medos em palavras faz com que eles se tornem um pouco menos assustadores para a criança, mais fáceis de lidar.
Não diminua o medo da criança
Não julgue o medo dela como bobo ou sem fundamento.
Procure eliminar ou minimizar as fontes do medo infantil
Observe quais são as fontes desse medo, isto é, se a criança está tendo contato com filmes, desenhos animados ou jogos não adequados para sua idade, que apresentam figuras que causam esses medos.
Lembre-se que até 6 anos, em média, a criança ainda não diferencia a realidade da fantasia.
Outra coisa que pode gerar medos na criança sem que nós adultos percebamos são objetos dentro do quarto. Aquele lindo abajur de ursinho pode parecer um enorme monstro no meio da noite! Então, observe esses detalhes e elimine ou minimize essas fontes de medos na medida do possível.
Fale sobre seus próprios medos
Isso promove a sua conexão com a criança e a ajuda a se sentir normal.
Use brincadeiras e livros
O lúdico ajuda muito as crianças a processarem as coisas de forma mais suave. Veja aqui uma lista de livros que podem ajudar a criança a lidar com o medo.
Use a imaginação da criança
A “banalização” do medo por meio de situações engraçadas pode ajudar a criança a encarar o problema com mais leveza. Se ela tem medo de um monstro debaixo da cama, vocês podem desenhá-lo com uma cara e roupa engraçadas, por exemplo, amenizando esse medo.
Ensine a criança a relaxar
Se o medo deixa seu filho muito tenso, ensiná-lo estratégias de relaxamento pode ajudar. Como, por exemplo, ensine-o a respirar lenta e profundamente.
Desmitifique o medo da criança
Principalmente para crianças pequenas, que ainda não conseguem diferenciar a realidade da fantasia, vale a pena desmitificar os medos. Por exemplo, olhar juntos embaixo da cama para conferir que não há ali nenhum monstro, procurar na internet vídeos de bastidores de algum filme que tenha gerado medo.
Não obrigue a criança a enfrentar o medo
Não obrigue a criança a enfrentar o medo contra a vontade dela, ou se ela mostrar que não está preparada, pois isso pode causar ainda mais medo e inseguranças.
**********
E não se esqueça que ao longo do tempo os medos vão se modificando, então estejam atentos.
De todas essas dicas, eu diria que a primordial é: observe seu filho, só assim você poderá ter noção dos reais motivos do medo dele e também do nível desse temor, e assim, perceber se ele está interferindo na rotina da criança, tornando necessário a ajuda de um profissional.
Fontes: psicanaliseclinica.com.br, Casule, Daniela F de Faria.