Aplicar a disciplina positiva é uma forma de educar com equilíbrio. Esse modo de educar se coloca como um caminho do meio entre abordagens mais permissivas e autoritárias.
Há estilos parentais mais autoritários, que prezam pelo controle e a obediência. Enquanto os pais permissivos acabam não dando limites nem direcionamento para as crianças.
Já na disciplina positiva, os pais estabelecem limites e regras claras e bem definidas e, ao mesmo tempo, utilizando o diálogo e incentivando a liberdade, a autonomia, e a reflexão sobre essas normas.
Essa metodologia foi sistematizada pela educadora norte-americana Jane Nelsen. Além de publicar livros sobre o assunto, a autora é mãe de sete filhos e ministrou cursos e treinamentos diretamente para pais e professores.
Quais os benefícios da aplicação da Disciplina Positiva para os pais?
Ao utilizar uma educação positiva, os pais tem a possibilidade de conseguir cooperação dos filhos sem a utilização de ameaças e punições (verbais ou físicas).
Os pais são capazes de resolver os problemas cotidianos com os comportamentos desafiadores dos filhos por meio de ferramentas respeitosas e efetivas.
Assim, evita-se a disseminação do medo, vergonha ou humilhação nos filhos.
Com isso, os pais conseguem construir um bom relacionamento com seus filhos, com vínculos fortes e saudáveis.
Quais os benefícios de aplicar a Disciplina Positiva para as crianças?
Mais do que apenas evitar os maus comportamentos da infância, a Disciplina Positiva proporciona que a criança desenvolva habilidades que utilizará ao longo de sua vida e não só com os pais, mas em todas as relações com outras pessoas e consigo mesma, como autodisciplina, cooperação,responsabilidade, empatia, autoconfiança
Portanto, há frutos a curto e longo prazo.
Se queremos que nossos filhos sejam adultos bem resolvidos, felizes e com responsabilidade social, a disciplina positiva é a melhor opção.
“Quando tratarmos as crianças com dignidade e respeito, e quando lhes ensinarmos valiosas habilidades de vida para o desenvolvimento de um bom caráter, elas irão disseminar a paz no mundo” (Jane Nelsen)
5 Critérios da Disciplina Positiva
Assim, podemos resumir os benefícios da Disciplina Positiva para as crianças em seus 5 critérios principais:
- Conexão com a criança (para desenvolver nelas um senso de aceitação e importância);
- Respeito mútuo (é gentil e firme ao mesmo tempo);
- Efetiva em longo prazo (considera os efeitos da punição);
- Ensina habilidades de vida valiosas para a formação de um bom caráter (cooperação, responsabilidade, autodisciplina, resolução de problemas entre outras);
- Desenvolve autonomia porque a criança reconhece seu poder pessoal.
Como aplicar a Disciplina Positiva?
Separamos 5 dicas para você aplicar a disciplina positiva em sua casa.
- Observe o que está por trás do comportamento desafiador do seu filho: todo comportamento acontece porque a criança tem alguma necessidade e, devido à sua imaturidade, não consegue expressá-la de forma clara.
- Entenda o desenvolvimento da criança: dependendo da idade, ela pode simplesmente não ter ainda maturidade cerebral para atender ao seu pedido.
- Conheça mais recursos: existem muitas ferramentas da Disciplina Positiva que podem ser usadas no lugar das ameaças, castigos e punições.
- Seja exemplo: se você quer ensinar algo ao seu filho, nada melhor do que agir da forma como você gostaria que ele agisse. O exemplo é o melhor guia.
- Ensine ensinando, não corrigindo: quando for ensinar algo ao seu filho, não utilize palavras de correção, focando no que ele está fazendo de errado, mas sim instruindo-o sobre a forma esperada de agir.
Aprenda mais sobre Disciplina Positiva
A cada dia há mais clareza entre os pais do quanto é importante estudar para ser pai e mãe.
Quando nossas avós, mães etc tiveram seus filhos, não estava disponível de forma tão fácil as informações que hoje temos sobre como educar crianças.
Para nossa sorte, hoje temos muitos recursos para aprender a seguir por um caminho do meio entre autoritarismo e permissividade e assim criar crianças que serão adultos bem resolvidos, autônomos, empáticos e felizes.
Segue abaixo uma lista de opções que você pode aproveitar para aprender mais e pôr em prática esse modelo educacional:
Leia livros
A educadora norte-americana Jane Nelsen foi quem sistematizou o método da disciplina positiva. O seu best seller, base do método, é o livro Disciplina Positiva, publicado pela primeira vez em 1981, e com várias reedições ao longo dos anos. Este é apenas o primeiro livro que ela publicou sobre o assunto, mas tem muito mais para você se aprofundar. Veja abaixo todos os livros direcionados aos pais:
- Disciplina positiva: O guia clássico para pais e professores que desejam ajudar as crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas
- Disciplina Positiva Para Adolescentes: uma Abordagem Gentil e Firme na Educação dos FilhosDisciplina Positiva para crianças de 0 a 3 anos: como criar filhos confiantes e capazes;
- Disciplina positiva para crianças com deficiência: como criar e ensinar todas as crianças a se tornarem resilientes, responsáveis e respeitosas
- Disciplina Positiva de A a Z: 1001 soluções para os desafios da parentalidade
- Disciplina Positiva para pais ocupados: Como equilibrar vida profissional e criação de filhos
Além dos livros, existe um baralho com cards com dicas práticas para a aplicação do método com seus filhos:
Existem também muitos materiais da disciplina positiva direcionados para professores e líderes. Se você quiser saber mais sobre isso, me avisa nos comentários que eu trarei mais informações!
Faça cursos
“Falar sobre disciplina positiva não é tão simples quanto parece, até porque disciplina positiva não é exatamente algo simples de colocar em prática. Podemos até entender os preceitos básicos como não bater, não gritar, não humilhar, mas nem sempre é tão simples fazer isso virar realidade, dependendo de como nós mesmos fomos criados.” (Thiago Queiroz, Paizinho Virgula)
Aplicar a disciplina positiva pode ser difícil para muitos pais, especialmente se eles foram educados em um estilo autoritário. É por isso que muitas vezes é recomendável procurar ajuda profissional.
Uma das formas mais acessíveis de obter esse apoio profissional é por meio da realização de cursos de disciplina positiva direcionados para pais.
A Positive Discipline Association (PDA) é a organização responsável pela formação de instrutores em Disciplina Positiva, pessoas habilitadas a ensinarem esse método a pais e professores.
Uma dessas instrutoras, que aliás, é também trainer da PDA, isto é, formadora de instrutores no Brasil, é Bete P. Rodrigues.
Além de mãe, madrasta e avó, Bete é educadora há mais de trinta anos e foi treinada pela própria Jane Nelsen para formar trainers no assunto. Ela é a única com esta titulação no Brasil.
Rodrigues Também é cotradutora dos livros da metodologia, entre os quais: Disciplina Positiva; Disciplina Positiva em sala de aula; Disciplina Positiva para crianças de 0 a 3 anos; Disciplina Positiva para adolescentes e os baralhos Disciplina Positiva para educar filhos, Disciplina Positiva para professores, Disciplina Positiva para casais.
A boa notícia é que Bete Rodrigues disponibiliza também um curso online para pais de crianças pequenas (de 0 a 7 anos de idade).
Nesse treinamento, a educadora se baseou na Disciplina Positiva para sanar as principais dificuldades dos pais ao lidar com comportamentos desafiadores dos filhos.
Além de reflexões sobre a causa dos comportamentos desafiadores, o curso de Bete Rodrigues ensina ferramentas práticas da Disciplina Positiva para lidar com birra, descontrole, desrespeito, ataques de raiva e ansiedade de separação.
O curso é totalmente online, pode ser realizado em qualquer dispositivo com acesso à internet em qualquer lugar do mundo, e no momento mais adequado para você.
Junto com o curso, você recebe acesso a uma comunidade VIP no Facebook, onde pode trocar experiências e apoio com outros pais, além de poder tirar dúvidas com a própria educadora Bete Rodrigues.
Se seu filho já é adolescente e você está se perguntando como vai fazer agora que já se passaram tantos anos e ele já começou a apresentar aqueles comportamentos desafiadores próprios da adolescência, não se preocupe.
Bete Rodrigues disponibiliza também um curso de Disciplina Positiva para adolescentes, onde aborda os desafios específicos dessa fase e as ferramentas que os pais poderão utilizar para conseguir cooperação dos filhos e estabelecer com eles um vínculo saudável.
*******************************************************************
“Os princípios da Disciplina Positiva podem ser comparados a um quebra-cabeça com muitos conceitos (peças). É difÍcil ver a figura completa até que você tenha todas ou quase todas as peças.” (Jane Nelsen)
Como diz a própria Jane Nelsen, educadora que sistematizou o método, a Disciplina Positiva pode parecer complexa, já que inclui vários conceitos.
Todavia, quando combinados e olhando para eles de uma forma mais abrangente, é possível sim seguir por uma forma de educar mais participativa e com resultados mais benéficos para as crianças a longo prazo.
Com isso, aplicar uma educação positiva pode ser desafiador no início, pois não fomos acostumados e ensinados a pensar e agir dessa forma. Porém, certamente, vale a pena.
Agora conta aqui pra gente nos comentários o que você acha dessa metodologia educacional! Parece difícil demais? Ou você também acha que vale a pena?
*
Fontes:
Materniart, maesdepeito.com.br, attachmentparenting.org, educacaoparapaz.com.br
Um pensamento em “O que é e como aplicar a Disciplina Positiva?”