O que eu preciso fazer para praticar uma educação respeitosa?
Se você está lendo isso, provavelmente, é porque você não está contente com a forma como você tem educado seu filho até hoje.
Seja porque você:
- Não quer repetir os padrões educacionais que recebeu na sua infância; ou
- Entende que a educação evoluiu e há outras formas de educar mais respeitosas e empáticas do que antes; ou
- Considera que a forma que você está educando pode ser melhor; ou
- Percebe que a educação que você está praticando não está funcionando.
Neste artigo você vai perceber que: a Criação Consciente é a resposta que você procura.
O que é a Criação Consciente?
É um método educacional desenvolvido pelo Instituto Te Apoio, que se fundamenta na ampliação da sua consciência sobre o que acontece com a criança e também com você mesma nas situações desafiadoras que vocês vivem.
Então, é uma forma de educar que busca, de forma respeitosa e empática, lidar não apenas com os comportamentos infantis, mas também com as necessidades e sentimentos tanto da criança, quanto dos adultos ali envolvidos.
Não se trata de apenas repetir uma técnica, mas sim de fazer um mergulho profundo e trazer à tona nossas crenças, necessidades não atendidas e gatilhos que fazem uma situação com nossos filhos ser tão desafiadora.
Se você quer entender melhor o que eu quero dizer com “situação desafiadora”, clique aqui.
Além de mergulhar em nós mesmas, somos convidadas a olhar para a criança de modo mais profundo também, entendendo suas necessidades e sentimentos, uma vez que ela não consegue nos comunicar isso claramente por palavras.
Como a Criação Consciente ajuda a praticar uma educação respeitosa?
A Criação Consciente se baseia em 4 princípios:
- Visão integral do ser humano
- Consciência
- Autoeducação
- Não violência
Portanto, ela te convida a olhar para dentro de si e para seus filhos considerando o todo, ou seja, as dimensões física, emocional, intelectual e espiritual.
Também propõe uma autoeducação de forma consciente, olhando para o que em você tem bloqueado sua comunicação com a criança, seja suas crenças, dores ou medos.
É a partir daí que você vai conseguir praticar uma educação respeitosa com sua criança de forma efetiva e com consistência. Pois não se trata de um conjunto de regras que devem ser seguidas, mas sim uma visão completamente diferente da educação.
A Criação Consciente é mais um método educacional como outros?
A Criação Consciente se baseia em algumas teorias e se constitui em método educacional. Porém, é diferente de outros por ter um olhar mais profundo para dentro das pessoas envolvidas no processo educacional, isto é, a criança e o adulto.
As teorias que a fundamentam são:
- Disciplina Positiva
- Educação Emocional
- Comunicação Não Violenta
- Investigação Apreciativa
- Método Kazdin
Em meio a tantas informações que hoje estão disponíveis a respeito de uma parentalidade não violenta, muitas vezes mergulhamos em culpa por não conseguir aplicar tais princípios no nosso dia a dia.
A Criação Consciente procura então auxiliar as famílias para ajustar suas escolhas educacionais às necessidades e realidade das crianças e adultos envolvidos, para assim conseguir de fato aplicar uma educação respeitosa com os filhos.
Resumindo: quais os princípios de uma educação respeitosa?
Através da Criação Consciente, os pais são capazes de:
- Ouvir as necessidades da criança, ao invés de olhar apenas para o comportamento considerado ruim;
- Entender como se comunicar com as crianças, de forma respeitosa e assertiva, isto é, nos comunicar para sermos entendidos e não atendidos.
- Compreender como seus processos internos podem bloquear sua conexão com a criança, entendendo que quanto melhor for a sua relação com a criança, mais fértil será o campo para educá-la.
*******
Se você está buscando praticar uma educação respeitosa e empática, certamente a Criação Consciente vai te ajudar nesse processo!
Se tiver dúvidas, pode deixar aqui nos comentários!
Você quer ser o porto seguro, referência e inspiração dos seus filhos, educando de forma consciente e respeitosa? Então inscreva-se hoje mesmo no curso Método Maternidade Leve e Consciente, o passo a passo para criar filhos colaborativos e emocionalmente saudáveis, através da educação consciente! Clique aqui para ver mais detalhes e fazer sua inscrição!
Muito legal essa matéria, serei papai em alguns meses…